A Endodontia é a área da odontologia responsável pela prevenção e tratamento das doenças da polpa do dente, mais conhecidos como “tratamento de canal”.
No tratamento Endodôntico é feita à remoção do tecido mole que se encontra na parte mais interna do dente e que recebe o nome de polpa. Ela pode estar sadia ou infectada, e ao ser removida é substituída por um material obturador.
Importante
Um dos sintomas mais característicos é a dor espontânea, isto é, o dente começa a doer sem estímulo de forma latejante. Nesse caso a polpa ainda está viva, porém inflamada e o uso de analgésico não resolve. Quando há morte da polpa, a dor é bem localizada, provocando a sensação de “dente dilatado” e dor ao mastigar. Além disso, ao abaixar a cabeça, o indivíduo tem a sensação de que o dente “pesa”.
Quando o tratamento endodôntico não é realizado, o paciente pode desenvolver uma lesão na região da raiz, na qual acarretará conseqüências mais sérias, tais como: dor intensa, inchaço, febre e bacteriemia (bactérias na corrente sangüínea). Nestes casos, a única solução é a exodontia, ou seja, a extração do dente.